sexta-feira, 29 de junho de 2012

Batalha Naval no mercado dos vinhos?

A crise está a chegar onde nem o próprio limite conhece.

O que mais virá? Quem ficará de pé? Será que se pode dizer que quando caírem 20 existem outros 5 que irão subir ainda mais? O que irá mudar?

O mercado está cada vez mais incerto. Cada marca que entra na prateleira, em conquista dos consumidores, é um completo tiro no escuro, algo que se lança e não se sabe onde vai cair.

Meus senhores e minhas senhoras, penso que o mundo dos vinhos está a cair numa tremenda balbúrdia, um completa selva, onde o que mais importa é o preço e os descontos e, em parte, a qualidade que se lixe. Muitas vezes, recebo telefonemas de pessoas a pedir vinho e simplesmente querem é algo barato, depois barato e no fim, algo barato.

Acho que a crise e esta concorrência de preços, quase desleal (em muitos casos é), arruína o caminho regular do dito “sistema”. Assisto a uma realidade gravíssima, a desvalorização do produto. Nunca vi o vinho tão desvalorizado!

E depois ainda existe outro caso grave. As empresas que apenas produziam gamas de vinhos de alto preço, viram-se obrigadas a fabricar e criar marcas de preço mais reduzido, algumas delas especialmente feitas para cadeias de supermercados que espremem o produtor até ao tutano. Se já havia milhares de marcas de vinhos e a concorrência era forte e feia, assim, irá de mal a pior. Uma completa bola de neve!

O que acham deste assunto? Valerá apena continuar a pensar fazer novas marcas? Qual será uma possível solução? Comentem...

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